Foto: AP (Associated Press)
Acabou a Ă©poca 2005/2006 do nosso campeonato portuguĂŞs, lugares todos definidos, com uma nova liga de 16 equipas ai Ă porta para a prĂłxima temporada, siga os resultados: »» 34ÂŞ Jornada: Boavista 1 x 1 FC Porto V. SetĂşbal 1 x 1 Nacional V. GuimarĂŁes 0 x 1 E. Amadora U. Leiria 5 x 2 Rio Ave Gil Vicente 1 x 0 Belenenses Penafiel 0 x 1 Naval AcadĂ©mica 2 x 2 MarĂtimo P. Ferreira 3 x 1 Benfica Sporting 1 x 0 Sp. Braga Fotos: MaisFutebol
Como já se sabia, FC Porto campeão, Penafiel na Honra, V. Setúbal e Sp. Braga na UEFA, faltava decifrar os restantes 3 lugares de despromoção e um de acesso à UEFA assim como a luta pelo 2º lugar. Comecemos por baixo, a classificação antes desta jornada descia V. Guimarães, Rio Ave e Naval, os vimaranenses assim como os de Vila do Conde eram quem estava com tarefa mais complicada e tinham que ganhar de qualquer maneira só que tal não aconteceu, os rioavenses sofreram uma pesada derrota em Leiria por 5 x 2 num autêntico festival de golos, mas com a formação visitante ainda a complicar no principio. O Vitória jogava em casa sob muita pressão devido à agressividade dos seus adeptos para com o facto do tema da descida, o encontro com o estrela até estava algo equilibrado até Semedo ao minuto 63 inaugurar o marcador e dar a vitória aos tricolores. A Académica até esteve para descer enquanto a Naval vencia o Penafiel e o Gil Vicente marcava o golo que salvava a equipa gilista da liga de honra mas que não punha o Belém em perigo por um ponto, os estudantes perdiam por duas bolas a zero e tudo queria prever que seriam eles a descer, mas com muita força de vontade conseguiram marcar 2 golos e conseguir o tão precioso ponto que salvava a equipa e afundava a equipa do Restelo. Assim descem por ordem de classificação, Belenenses com 39 pontos, Rio Ave e V. Guimarães com 34 pontos e Penafiel apenas com 15 pontos em 34 jogos. Quanto ao 2º lugar e consequente apuramento directo para a liga dos campeões, o Sporting venceu o Sp. Braga por 1 x 0 com um golo de João Moutinho ao minuto 21, tento esse que punha os leões com tranquilidade na champions e que não precisavam do resultado do Benfica, mas mesmo assim não precisariam de vencer já que o Paços de Ferreira assegurou a permanência entre os grandes com um excelente jogo e um grande resultado por 3 x 1 contra os encarnados, os pacences adiantaram-se no marcador mas Manuel Fernandes ainda repôs a igualdade só que os da Capital do Móvel tiveram melhor e Júnior apontou dois golos somando ao primeiro de Edson Nobre. No topo da tabela a classificação ordena-se da seguinte forma: FC Porto campeão nacional com 79 pontos, em segundo Sporting com 72, os dois com acesso directo à liga dos campeões, terceiro posto para o Benfica com 67 pontos irá à terceira pré-eliminatória da liga milionária, e à UEFA vão Sp. Braga (58), Nacional (52) e V. Setúbal (finalista da Taça de Portugal e que terminou em 8º lugar com 46 pontos).
Para o ano há mais! |
n deixo d fikar fliz pla permanencia do meu paços assim komo o apuramento directo do meu sporting =) so fiko trist plo Belem... mas poh ano tao ka d nv!!